(11) 93500-1000
Tratamento de Dependência de Fármacos

Tratamento de Dependência de Fármacos

A farmacodependência é a dependência de fármacos, ou seja, de medicamentos. Trata-se de um estado psíquico ou físico causado pelo consumo exagerado de medicamentos como analgésicos e  tranquilizantes.

Quando um indivíduo é farmacodependente, geralmente ele apresenta diversos sintomas como a alteração do comportamento e as crises de abstinência quando, por alguma razão, deixa de consumir os medicamentos.

Nós do Grupo Reinter buscamos oferecer os melhores tratamentos para as famílias e os dependentes que necessitam de ajuda para enfrentar esse momento tão complicado.

Tipos de tratamentos

Os tratamentos para farmacodependência variam de indivíduo para indivíduo. Também é avaliada a parte física, pois o consumo exagerado de medicamentos pode causar sérios problemas ao organismo.
Tudo isso precisa ser feito por profissionais habilitados. A pessoa está doente e consumindo cada vez mais substâncias nocivas sem talvez se dar conta do mal que vem causando a si própria.
Daí a necessidade de ser tratada por uma equipe multidisciplinar que possa olhá-la a partir de perspectivas diversas, oferecendo-lhe o tratamento de que necessita. Veja alguns componentes do tratamento:

Desintoxicação e abstinência - a desintoxicação é um dos primeiros passos para os dependentes que buscam a recuperação. Não é uma etapa fácil de ser cumprida, pois nela surgem as crises de abstinência. Por isso é necessário o apoio de especialistas que possam ajudar de diversas formas o dependente a prosseguir na sua luta pela reabilitação completa.

Terapia em grupo – quando um dependente está em tratamento, uma das coisas mais indicadas é a terapia em grupo. Nesses grupos os dependentes relatam experiências e incentivam uns aos outros a prosseguir com a desintoxicação, o que é de grande valia, pois a pessoa percebe que não está só na busca pela reabilitação.

Tipos de terapias
São diversas as terapias que podem ser utilizadas tanto de forma individual como combinada. Veja algumas delas:

Terapia comportamental – consiste em diversas técnicas desenvolvidas por terapeutas para que o dependente se livre de comportamentos indesejáveis durante o tratamento.

Terapia ocupacional – tem como principal objetivo fazer com que o dependente consiga desenvolver canais de expressão e comunicação. Não é um tipo de terapia comum, porém é uma técnica complementar e eficiente no processo de recuperação.

Os tratamentos e terapias são variados e na maioria das vezes é necessária a ajuda de um profissional para obter os melhores resultados. Por isso não deixe de conferir os nossos serviços, pois o Grupo Reinter está preparado para lhe auxiliar com a luta contra a farmacodependência.

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.